Black Friday? Tudo pela metade do dobro?

O início da Black Friday.

Black Friday (Sexta-feira Negra) é o dia que inicia a temporada de compras do Natal com bons descontos em muitas lojas e grandes armazéns. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de Novembro. Esta festividade começou nos Estados Unidos e de pouco a pouco foi sendo levado pelo mundo todo.

Existem indícios que esse dia começou no Estado da Filadélfia. Sexta feira após o dia de ação de graças haviam congestionamentos enormes e apareciam aglomerados de pessoas por todos os lados. Exatamente nessa época se iniciavam as compras para o natal já que as dispensas ficavam vazias após o dia de ação de graças. As autoridades locais não conseguiam dar conta de tanto tumulto e davam o nome de Black Friday, mas isso só nos anos 90. Tiveram outras histórias de como se iniciou essa data porém essa foi uma das mais aceitas até hoje.

Mas e no Brasil?

No Brasil esse evento só apareceu no dia 28 de Novembro de 2010, mas os descontos das lojas apenas foram online. Porém em 2013 tivemos um resultado incrivel, apenas o mercado online faturou R$770 milhoes de reais em vendas! A maior busca foi por televisões e smartphones com descontos que variavam de 16 a 19%!

Nos dias de hoje assim como nos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil acontece anualmente na sexta-feira seguinte à quarta quinta-feira de novembro. E o evento também acontece em lojas físicas, pelo menos no Brasil e Estados Unidos.

Sites como Lojas Americanas, Kabum, Magazine Luiza fazem promoções nessa data.

Nem tudo são flores.

Como sempre existem os que usam essa data para enganar as pessoas. Um problema que ocorre no Brasil são os descontos “maquiados”. Ocorre que as lojas sobem o preço alguns antes do Black Friday e baixam no dia do evento, alegando “mega descontos”.

A tática utilizada por esses comerciantes é super simples: pra vender mais sem ter que necessariamente diminuir os valores. O lojista então sobe o preço do produto alguns dias antes do Black Friday. Dessa forma, no dia do evento, ele pode dar um desconto muito grande no produto e o consumidor acreditará estar fazendo um bom negócio.

A Black Friday passou e não deu para comprar um mouse novo baratinho? A gente te dá a dica de uma promoção.

Para evitar práticas injustas, como a maquiagem de preços e falsos descontos, a câmara brasileira de comércio eletrônico (Câmara e-net) criou o código de ética para a Black Friday. Publicado assim, uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula.

E você, conta pra gente. O que costuma comprar nessa época do ano?

Rafael Cunha

Olá, meu nome é Rafael e sou escritor de noticias do Joga Aí! Sou psicologo e desde pequeno sempre fui apaixonado por games, então escrever as notícias desse mundo tão maravilhoso para mim é um prazer. Fiquem ligados nas nossas notícias, sempre tentarei trazer os melhores conteúdos para vocês!

Deixe uma resposta